O Colégio


O Colégio Fernão Dias Pais possui como mantenedor o Curso de Ensino Fernão Dias Pais S/C Ltda., que atua na área educacional há mais de 50 anos, iniciando suas atividades na cidade de Osasco, que preparava alunos para exames de madureza e dos vestibulares às faculdades.

Devido à enorme procura, fez-se necessário várias ampliações abrindo também filiais desse curso em São Paulo, respectivamente, na Praça João Mendes e na antiga Galeria Prestes Maia.

O investimento em equipamentos e máquinas para montagem de laboratórios, professores e a construção de 3 grandes prédios tornou o Colégio Fernão Dias Pais no maior centro educacional de Osasco, contando com cursos de 1º Grau (Ensino Fundamental) e 2º Grau (Ensino Médio) cada vez mais fortes, dinâmicos e eficientes.

Em 1.973 foi instalado o Colégio Fernão Dias Pais, com a configuração de um Colégio Técnico, para atender as necessidades de jovens de uma região industrial, carente de mão-de-obra especializada.

Foram montados e ampliados os cursos de: Patologia Clínica, Contabilidade, Administração, Química, Secretariado, Processamento de Dados, Eletrônica, Mecânica, dentre outros, sempre aliados a processos educacionais de tradição e muita eficiência.

Milhares de alunos passaram pelo Colégio Fernão Dias Pais, vivenciando sempre uma filosofia de formação integral do indivíduo assentado no elevado padrão de ensino o que, sem dúvida, lhes conferiu sucesso na vida, seja na atividade profissional ou na continuidade dos estudos.

FILOSOFIA E OBJETIVOS



Trata-se do comprometimento com a transformação da sociedade, bem como a conscientização do aluno para que ele assuma seu espaço específico de luta e responsabilidade pela socialização do saber elaborado e crítico.

O educando deverá somar o saber espontâneo ao sistematizado, através da vinculação de fatos e atos às relações sociais, das quais a escola é parte integrante, devendo ela assumir uma postura para uma sociedade mais democrática.

Considerando as dificuldades encontradas, procurando traduzi-las, incorporá-las e enquadrá-las de modo compreensível ao discente nos diversos campos do conhecimento.

Assim sendo, o coletivo da escola planeja um trabalho diferenciado, favorecendo todos alunos por meio de um padrão metodológico que valoriza as iniciativas, os avanços individuais e o crescimento coletivo dos educandos, mobilizando interesses, ativando a participação, desafiando pensamentos, instalando o entusiasmo, a confiança, possibilitando acertos e melhorando a auto-estima.

Reconhecendo, respeitando e convivendo com as diferenças individuais de turmas, idades papéis, idéias e funções desempenhadas, cumprindo e divulgando o ECA, fazendo com que o aluno se torne agente ativo no processo educacional e que seja efetivamente construtor de seu conhecimento, integrando o educando no convívio social em que o mesmo faz parte, aprendendo regras de conduta e valores.

Proporcionando aos alunos o equilíbrio, o senso crítico e a consciência do papel sócio-político cultural em todos os setores da sociedade, para que sejam agentes de transformação, solidários, responsáveis, dinâmicos, sensíveis e corajosos, ousados e livres.

Assim sendo, o Objetivo da escola identifica-se com a Lei nº 9394/96 que fixa três aspectos básicos:

1. O pleno desenvolvimento do educando;

2. O preparo para o exercício da cidadania;

3. A qualificação para o trabalho.